Jidi Majia (섈둠쯩속), um dos mais representativos poetas da literatura chinesa contemporânea e pertencente à etnia Yi, tem uma carreira literária de mais de trinta e cinco anos, internacionalmente reconhecida e aclamada. Oitenta livros seus, de prosa e poesia, foram traduzidos em mais de quarenta línguas. É actualmente o vice-presidente da Associação Chinesa de Escritores.
Entre as suas obras principais contam-se os seguintes títulos: The Song of My First Love; The Eagle's Wing and the Sun; Words of Fire; I, the Leopard; From the Leopard to Mayakovski; 24 Sonnets Dedicated to My Mother; A Great River. Em Portugal, a obra Palavras de Fogo, com tradução de José Luís Peixoto, foi publicada em 2019 pela editora Rosa de Porcelana.
Principais distinções: 1.º Prémio da 3.ª Edição do Festival de Nova Poesia; Prémio Literário Guo Moro; Prémio Literário de Zhuangzhong; Medalha Sholokhov para a Literatura; Prémio Literário de Rougang; Prémio Humanitário Mkhiva; Medalha de Ouro do Pen Clube da China; Medalha Europeia Homero de Poesia e Arte; Prémio de Poesia de Bucareste; Salgueiro de Prata de Carreira Literária no Festival de Poesia Xu Zhimo do King's College, em Cambridge; Prémio Literário Janicki; Prémio Tadeusza Micińskiego; Medalha de Zygmunta Krasinskiego; Prémio Internacional de Poesia Guayaquil.
Jidi Majia lançou diversos eventos poéticos internacionais de grande prestígio, tais como o Festival Internacional de Poesia do Lago Qinghai, o Forum Internacional de Poetas de Qinghai, a Semana Internacional de Poesia de Liangshang e Qionghai e a Semana Internacional de Poesia de Chengdu.
Livros publicados pela Sibila:
Planeta Dilacerado (2021). Tradução de Nuno Júdice. Colecção: Poesis N.º 1
Loja online — Portes grátis para Portugal
Foto: divulgação. Cedida pelo autor
|