Cartas portuguesas | Cartas duma religiosa portuguesa | Cartas familiares de uma ilustre desconhecida oferecidas ao público por um anónimo
Edilçao e Prefácio: Nuno Júdice
Epístolas e cartas | Ficção
ISBN: 978-989-99946-7-6
128 páginas.
14,50€
Leia as primeiras 15 páginas.
Esta edição junta as belíssimas e famosas cartas de amor de Mariana Alcoforado, numa tradução de Filinto Elísio, a um conjunto de cartas de uma ilustre desconhecida para o seu amante, publicadas em 1821. Poderá o autor anónimo destas cartas de amor ser o jovem Almeida Garrett? Neste livro, o escritor Nuno Júdice sugere que são da autoria desse que é um dos maiores nomes do Romantismo português.
«Mas vamos ao que importa», escreve Nuno Júdice, «estamos, aqui, perante o que pode ser a primeira obra verdadeiramente romântica, romântica de corpo e alma, da nossa literatura. O amor que corresponde a uma entrega total, depois da sedução e rejeição, à boa maneira goethiana em que o adultério é sugerido pela amante ao amado que a despreza; o desprezo pelas convenções e pelo moralismo reinante; a expressão sincera dos sentimentos, custe o que custar, são algumas das características destas cartas, em tudo fiéis ao que igualmente transparece das Lettres portugaises.»
Esta edição inaugura a Colecção Coisas Que Ficam.
|