Início Livros Agenda Críticas Contactos Notícias Comprar
 

Maio com 4 novos livros da Sibila | 17 Abril 2018

 

No fim de Abril, a Sibila Publicações publicará 4 novos títulos: dois de autoras nacionais e dois da Prémio Nobel italiana Grazia Delleda. A Colecção Mulheres de Palavra continua assim a trazer aos leitores obras de escritoras, inéditos e reedições.

Para homenagear os 50 anos do Maio de 68, a Sibila reedita a obra de Maria Antónia Palla, Revolução, Meu Amor – Maio 68, Um Ano Depois, grande reportagem sobre as consequências do Maio 68 na sociedade francesa e no mundo, procurando respostas para as razões da revolução que marcou uma geração de jovens, de trabalhadores, alterou comportamentos e repercutiu na política. O livro  inclui entrevistas com Jean Luc Godard, Jacques Brel, Siné, Françoise Giroud, Sauvageot, António José Saraiva, Robert Toussaint e Alain Touraine. Um verdadeiro documento histórico, este livro foi apreendido pela P.I.D.E. logo a seguir à sua publicação inicial, em 1969, permanecendo até agora praticamente sem ser lido. 

A Sibila lança ainda um livro de uma outra autora portuguesa, Ana de Castro Osório: Mundo Novo, um romance de busca, viagem, descoberta, iniciação e encantamento, que nos dá a conhecer a luta pela emancipação das mulheres no princípio do século XX, em Portugal e no Brasil. Derradeiro romance da escritora, esta obra não é reeditada desde 1930, talvez por fazer a defesa do feminismo em termos muito avançados para a época, apresentando uma abordagem política das questões feministas que surpreendentemente poderia ter sido escrita nos dias de hoje. O romance oferece-nos ainda um relato das impressões da burguesia portuguesa da Primeira República na chegada ao Brasil. Uma paleta de cores e tons que traduzem o encantamento do Rio de Janeiro e da São Paulo do início do século XX, e nos revela a poderosa romancista que a activista, pedagoga, editora e autora de obras para a infância Ana de Castro Osório também foi.   

Ambos os títulos acima vão ser lançados no dia 07 de Maio na Livraria Ferin, no Chiado. Além da autora Maria Antónia Palla e da editora da Sibila Publicações Inês Pedrosa, a mesa contará com Manuel Villaverde Cabral, que apresentará a obra Revolução, Meu Amor e Guilherme d´Oliveira Martins, que apresentará Mundo Novo.

A nossa outra grande aposta desta Primavera é a escritora italiana distinguida com  o Prémio Nobel de 1926, Grazia Deledda, da qual publicamos dois romances. Depois do Divórcio, inédito em língua portuguesa, com  tradução de Maria Carlos Loureiro, foi publicado em 1902 quando a discussão da introdução da lei do divórcio em Itália se encontrava animada, já havendo propostas para a permissão do divórcio no caso de sentenças graves, tema que subjaz ao enredo do livro. Um homem inocente é condenado por assassinato. Sem ter como sustentar o filho, a mulher é instada pela família a divorciar-se do condenado e casar com um homem rico. Dividida entre o amor e a sobrevivência, a protagonista faz a sua escolha. Este romance sobre o terrível peso da injustiça e a forma como ela destrói os mais cintilantes sentimentos dos indivíduos é também a afirmação de uma voz autoral simultaneamente lírica e despojada, arrojada e autêntica.  

O outro romance de Grazia Deledda  que agora publicamos é Marianna Sirca, com tradução de Grazia Maria Saviotti, uma obra que reúne todas as características recorrentes nos romances da Nobel italiana: fatalismo, paixões brutais, uma visão místico-religiosa da existência, a vida árdua da gente do campo, numa mítica e fantasiosa ilha da Sardenha, a terra da escritora. O ambiente duro e inóspito das serras da Sardenha no início do séc. xx, onde uma sociedade arcaica está fatalmente dividida entre senhores, servos e bandidos, compõe o pano de fundo em que se desenrola uma história de paixão e contraste entre duas personagens. A latifundiária Marianna Sirca e o jovem bandido Simone Sole tentam ultrapassar a incomunicabilidade entre os papéis que lhes são impostos pelo destino. Ao rejeitar as leis e os costumes imutáveis da sua própria terra, Marianna – uma mulher avançada sobre o seu tempo –, está disposta a tudo para se unir a Simone. Em troca, exige ao amado o único bem que ele possui: a liberdade. Contando já com duas adaptações para o ecrã (cinema e televisão) Marianna Sirca é talvez um dos mais representativos romances desta genial escritora, cuja obra a Sibila Publicações continuará a publicar. 

Mais informações sobre cada livro, bem como as primeiras 30 páginas em PDF, aqui: http://sibila.pt/livros.html

As capas dos livros:
Capa de Revolução, Meu Amor para download: http://sibila.pt/images/livros/capa_revolucao_bxa.jpg
Capa de Mundo Novo para download: http://sibila.pt/images/livros/capa_novo_mundo.jpg
Capa de Depois do Divórcio para download: http://sibila.pt/images/livros/depois_do_divorcio_capa.jpg
Capa de Depois do Marianna Sirca para download: http://sibila.pt/images/livros/marianna_sirca_capa_bxa.jpg

E-mail para solicitar qualquer informação: admin@inespedrosa.com

 

 

 
 
Copyright (c) 2017 Nas Tuas Mãos Unipessoal Lda. Todos os direitos reservados.